Analista de Folha de Pagamento
CONFORTI COMERCIO DE ALIMENTOS LTDACampo Grande - MS
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Integral
O Analista de Folha é responsável pela parte burocrática da área. Executar, acompanhar e validar os processos do Departamento Pessoal, assegurando o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária, a conformidade das rotinas operacionais e a eficiência na gestão de pessoas. Atua como apoio técnico aos níveis operacionais, sendo responsável por garantir a acuracidade dos dados, a regularidade das obrigações legais e a qualidade das informações enviadas às áreas financeiras e administrativas.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES E ATIVIDADES
2.1 RESPONSABILIDADES
· Realizar processos de admissão, demissão e rescisão contratual, incluindo conferência de documentos, elaboração de contratos e lançamentos nos sistemas internos.
· Analisar a folha de pagamento (cálculo, conferência de lançamentos de variáveis, encargos como INSS, FGTS, IRRF e fechamento mensal).
· Efetuar o controle de ponto eletrônico ou manual, apurando horas extras, faltas, atrasos, banco de horas e garantindo a entrega correta dos espelhos de ponto semanais e mensais.
· Analisar benefícios como vale-transporte.
· Conferir documentos e rotinas administrativas realizadas pelos assistentes e auxiliares, incluindo escalas de trabalho, alterações contratuais, férias, mudanças de jornada, entre outros.
· Verificar e manter atualizados os dossiês físicos e digitais dos colaboradores, conforme exigências legais e auditorias internas.
· Atender e orientar colaboradores sobre questões trabalhistas, folha, férias e benefícios, esclarecendo dúvidas e garantindo um bom atendimento interno.
· Prestar suporte em auditorias internas e externas, disponibilizando documentos, registros e informações solicitadas.
· Analisar históricos funcionais, movimentações de pessoal (transferências, promoções, mudanças de função), uso de benefícios e registros administrativos.
· Auxiliar na melhoria contínua dos processos e rotinas do setor, identificando falhas, propondo soluções e padronizações.
· Apoiar a equipe na execução de rotinas operacionais, quando necessário, garantindo a fluidez e cumprimento dos prazos do setor.
2.2 ATIVIDADES-CHAVE
· Admissões, rescisões e movimentações;
· Gestão de folha de pagamento;
· Controle de ponto e jornada;
· Apurar ponto eletrônico/manual, controlar banco de horas, horas extras, faltas e atrasos.
· Gestão de VT;
· Suporte aos colaboradores;
· Conferência e controle documental;
· Validar contratos, dossiês físicos e digitais, históricos e registros administrativos;
· Apoio à liderança e auditorias;
· Melhoria de processos;
· Identificar oportunidades de padronização e otimização das rotinas do setor.
3 - INDICADORES DE DESEMPENHO (KPIS)
Ø Eficiência no processamento da folha de pagamento;
Ø Aderência ao cronograma de DP (cumprimento de prazos);
Ø Conformidade documental;
Ø Processos de admissão/demissão mensais;
Ø Apontamento correto de ponto;
Ø Índice qualitativo de participação em Melhorias de Processo.
4 - REQUISITOS DO CARGO
4.1. Formação Acadêmica
Ø Ensino Superior completo ou em andamento em Administração, Recursos Humanos,Contabilidade ou áreas afins.
4.2. Experiência
Ø Experiência anterior com rotinas de Departamento Pessoal.
Ø Conhecimento da legislação trabalhista e obrigações acessórias (eSocial, FGTS, INSS, RAIS, etc.).
Ø Domínio de sistemas de controle de ponto e folha (ex.: Nexus ou similares).
Ø Conhecimento intermediário do Pacote Office, especialmente Excel.
4.3. Competências Técnicas
Ø Conhecimento da legislação trabalhista e previdenciária.
Ø Processamento e fechamento da folha de pagamento.
Ø Administração de benefícios fornecidos pela CLT.
Ø Controle de ponto eletrônico/manual.
Ø Lançamentos e conferência de encargos sociais.
Ø Conhecimento prático em eSocial.
Ø Domínio de sistemas de DP (Nexus, Sólides, etc).
Ø Organização e gestão de documentos físicos e digitais.
Ø Excel intermediário (tabelas, fórmulas, filtros, cruzamento de dados).
4.4 Competências Comportamentais:
Ø Atenção a detalhes: Precisão no tratamento de dados e documentos.
Ø Ética e sigilo profissional: Discrição com informações confidenciais.
Ø Boa comunicação: Clareza na interação com equipe, liderança e colaboradores.
Ø Capacidade analítica: Interpretação de dados e identificação de inconsistências.
Ø Proatividade: Antecipação de problemas e proposição de soluções.
Ø Organização: Capacidade de gerir múltiplas demandas com controle.
Ø Trabalho em equipe: Colaboração com diferentes áreas e apoio ao time.
Ø Comprometimento com prazos: Cumprimento de cronogramas e entregas.
Ø Resiliência e adaptabilidade: Agilidade para lidar com mudanças e pressão.
Requisitos
Escolaridade
- Graduação
Habilidade Técnica
- Deverá ter, pelo menos, 25 anos de idade ou 2 anos de experiência na função - Avançado
- Ensino Superior completo em administração, ciências contábeis, recursos humanos e/ou áreas afins - Avançado
- Pós-graduação na área será um diferencial - Básico
- Conhecimento avançado de informática e Pacote Office. - Intermediário
Benefícios
- Assistência médica
- Assistência odontológica
- Plano de carreira
- Vale alimentação
- Vale refeição
- Vale transporte